domingo, novembro 12, 2006

Exposição relembra 42 anos do calendário Pirelli



Pela primeira vez no Brasil, a Pirelli traz uma mostra com a retrospectiva dos 42 anos do famoso calendário da marca, que virou objeto de culto e admiração entre celebridades e artistas do mundo todo.

Com o sugestivo nome de Rivelato, que significa "revelado" em italiano, a exposição mostra apenas fotos inéditas e fica aberta para o público do Shopping Iguatemi, em São Paulo, até o dia 18 de novembro.

Apesar de toda a repercussão, a Rivelato traz fotografias discretas, voltadas para o perfil artístico e sem nudez, com pouca exaltação ao erótico.

Uma foto de Kate Moss, fazendo pose em uma cozinha bagunçada, e outra de Jennifer Lopez no estilo "pin-up" chamam atenção logo na entrada da exposição, que ainda conta com cliques de Jennifer Lopez, Cindy Crawford e Naomi Campbel.

O polêmico ensaio de 1998, quando homens apareceram nas páginas da publicação, também não foi esquecido pelos organizadores da mostra. Bono Vox, um dos artistas que posou na época, marca presença com uma foto de close.

Para agradar os admiradores mais exigentes, a Pirelli ainda disponibilizou uma TV de plasma com um making of do calendário de 2005, que teve fotos feitas no Rio de Janeiro em comemoração aos 20 anos da marca no mercado brasileiro.

Na tela, Adriana Lima fala empolgada sobre a publicação, assim como alguns fotógrafos convidados. A gravação ainda conta com takes da cidade maravilhosa e um empolgante making of onde modelos dançam de biquíni enquanto são banhadas por garrafas de champanhe.

Esta é a primeira vez que a exposição chega à América Latina. Todas as fotos da Rivelato foram escolhidas pela Pirelli italiana e concebidas por organizadores brasileiros. A escolha do Shopping Iguatemi foi direta. "Este é o maior templo do consumo e do glamour em São Paulo", disse Ricardo Buckup, organizador da mostra.

Animado com a exposição, ele confessou ainda que tem planos de levá-la a outros lugares do Brasil. "A idéia é mostrar essas fotos em alguns outros shoppings, escolhidos a dedo. Este ano fica só em São Paulo", finaliza.

História
O calendário Pirelli surgiu em 1963, embora só um ano depois, com uma forte publicidade internacional, que ele ganhou o conceito que tem hoje. Criado por Robert Freeman, fotógrafo dos Beatles, a primeira edição trouxe fotos sensuais tórridas, enquadradas dentro dos limites de censura dos anos 60.

Com um grande empenho na busca de fotógrafos, o calendário passou a se tornar culto de celebridades, ganhando uma cara própria e uma renovação a cada ano. A mudança das décadas também é bastante presente nas fotos da produção, que já contou com modelos de todo o mundo.

Em 1998, a marca de pneus gerou uma polêmica ao mostrar um calendário com fotos masculinas. O público ficou um pouco descontente, mas, para a Pirelli, isso serviu apenas como uma experimentação de ¿ousadia¿.

Em 2005, um ensaio feito no Rio de Janeiro fez referência ao culto latino e ainda exaltou tops como Gisele Bündchen e Adriana Lima. Em 2007, a publicação renova mais uma vez com a presença de Sophia Loren e Penélope Cruz, em alta graças à repercussão do filme Volver.

Serviço
Rivelato - 40 Anos de Calendário Pirelli
Onde: Shopping Iguatemi - 9º andar - Av. Brigadeiro Faria Lima, 2232 - Jardim Paulistano
Quando: de 11 a 18 de novembro
Horário: de segunda à sábado das 11 às 23hs; domingos das 11 às 22hs
Informações: (11) 38166116

Fonte: Terra

5 comentários:

Daniel disse...

Se pudesse eu ia...
mas acho que nem vai rolar de ir no Iguatemi...alguém viu ???

Anônimo disse...

ah eu vi ^^][
hauahua

Nilson Neto disse...

QUEM ME DERA !!!!

Anônimo disse...

Nooooooooooooooooooooooossaaaaaa
O site tá maravilhosooooooooooo
ameiii esse novo visu!
Bjockas!

Layse Lima disse...

eu vouuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu